top of page

Aplicação de Húmus

Atualizado: 6 de jan. de 2023

O húmus é um dos condicionantes de solo mais utilizado nas hortas e jardins domésticos.

ree

A quantidade da aplicação de húmus, pode variar de acordo com o tipo de planta que está sendo cultivada, como também em qual substrato e ambiente a planta está se desenvolvendo.


A quantidade de matéria orgânica do solo é um indicador da qualidade do solo, a análise dos tipos de húmus e das relações entre as frações das substâncias húmicas, denota a qualidade ambiental da qual esse húmus foi gerado.


Para termos uma ideia sobre o potencial condicionante do húmus, em solos que possuem alto teor de alumínio trocável e baixa CTC, a aplicação de 1% de húmus (1 litro de húmus para cada 100 litros de solo), consegue praticamente neutralizar todo o alumínio e ainda elevar a CTC para 2 vezes o valor.


Então, a depender do cultivar, a aplicação de húmus poderia trazer problemas para o seu desenvolvimento, como é o caso do Abacaxi, que não é aconselhável aplicar húmus no plantio, pela capacidade que as substâncias húmicas têm de condicionar o solo, neutralizando a acidez e aumentando a disponibilidade de nutrientes, algumas plantas não gostam de alta disponibilidade de nutrientes.


ree

Algumas espécies de plantas toleram altas aplicações de húmus, ou até mesmo, cultivos em substratos praticamente com 100% húmus. Mas, a qualidade do húmus deverá ser testada para verificar a tolerância da planta/genética, principalmente no que diz respeito a estabilidade dos compostos e equilíbrio da biodisponibilidade dos nutrientes.


A valorização do "húmus envelhecido”, é justamente porque os compostos estão estabilizados, os nutrientes estão complexados e equilibrados para uma rápida absorção pela raiz da planta, estimulando também o crescimento das radicelas e a simbiose com microrganismos.


A quantidade dos nutrientes que estão presentes no húmus está intrinsecamente ligada ao material que gerou o húmus. Um exemplo, o húmus derivado de esterco bovino, contém os nutrientes bem equilibrados, N, P, K, Ca, Mg . Enquanto que o húmus proveniente de restos de folhas secas, contém muito pouco N, P, K e Mg, sendo extremamente enriquecido em Cálcio. O excesso de húmus de folhas secas, pode provocar deficiências em algumas plantas, devido ao excesso de "Ca" travar a absorção de outros nutrientes.



ree






 
 
 

Comentários


AnandaVida Produtos e Serviços Ambientais e Agropecuários LTDA
atendimento@anandavida.com.br | CNPJ: 40.779.974/0001-30

  • Instagram
bottom of page